http://www.pedro.jmrezende.com.br/sd.php > e-urna : entrevistas

A mais curta Entrevista

Entrevista a Bruna Borges
Para matéria no UOL


Prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende
Departamento de Ciência da Computação
Universidade de Brasília
abril de 2015

 


Bruna Borges: 1- Queria voltar a falar de segurança das urnas eletrônicas com o senhor. Gostaria de saber a opinião do senhor a respeito da nova resolução do TSE sobre testes de segurança das urnas eletrônicas. Posso mandar umas perguntas?

Pedro Rezende: Não há necessidade de me entrevistar sobre esse assunto pois tudo o que tenho a dizer a respeito cabe em uma frase, com a qual respondi também na lista de discussão da Comunidade de Segurança da Informação e Comunicações, do Centro de Defesa Cibernética: "Se não tirarem dessa Resolução o art. 18, que está nas resoluções sobre o tema -- exceção de 2012 -- desde 2001, continua sendo tudo apenas uma piada de mau gosto."

Para o UOL acrescento: "Fiscalizado que impõe mordaça em fiscalizador do sistema de votação só pode estar querendo trabalho high-tech escravo."

Esperando não despontá-los nesta ocasião, sugiro a quem quiser opiniões sobre como tais fiscalizações deveriam ser, que procurem o Márcio Teixeira, o mais capacitado -- junto com o prof. Diego Aranha -- para esse tipo de opinião dentre os membros do CMind (o Márcio inclusive já participou do projeto de urna eletrônica da IBM para concorrer à escolha de modelo pelo TSE, nos anos 90).

Adendo (1/5/2015): Todas as propostas de revisão apresentadas pelo CMInd e demais entidades externas, inclusive a de retirada do famigerado art. 18, foram rejeitadas pelo plenário do TSE na votação da referida resolução, em 30/04/2015. E todas as sugestões apresentadas pela STI, órgão interno do TSE que responde pelo processo de votação informatizada, foram aceitas, corroborando a resposta acima.
 

Autor

Pedro Antonio Dourado de Rezende é professor concursado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Advanced to Candidacy a PhD pela Universidade da California em Berkeley. Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Política e Direito de Informática, ex-membro do Conselho da Fundação Software Livre America Latina, e do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BR), entre junho de 2003 e fevereiro de 2006, como representante da Sociedade Civil. http://www.pedro.jmrezende.com.br/sd.php

Direitos do Autor

Pedro A D Rezende, 2014: Este artigo é publicado no portal do autor sob a licença disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.5/br/