3ª Guerra Mundial atrasada será só cibernética?
Prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende
Departamento de Ciência da Computação
Universidade deBrasília
17 de outubro de 2016
Debate sobre o tema do título numa lista de lista de correio eletrônico dedicada à segurança computacional. Alguma edição foi necessária para se respeitar e preservar a privacidade da lista, que é fechada: autores respondidos são identificados por iniciais; [texto entre colchetes] são insertos que visam a preservar o sentido original do conteúdo postado, e elipses ... são supressões convenientes a esta edição..
emails 1, 2:
AM: 1. [O vice-presidente dos EUA Joe] Biden diz que resposta a ataque cibernético da Rússia terá grande impacto: O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste domingo que o governo está preparando uma resposta de "maior impacto" contra a Rússia pelos ataques cibernéticos que tiveram como objetivo influenciar nas eleições que serão realizadas no país no próximo dia 8 de novembro.Pedro Rezende:
2. [Vladimir] Putin sobre EUA: 'Pode-se esperar qualquer coisa de nossos amigos': O presidente russo Vladimir Putin respondeu à pergunta sobre as relações russo-americanas e a ameaça do vice-presidente dos EUA Joe Biden, que anunciou na televisão que Washington prepara ataques cibernéticos contra a Rússia: "Da parte de nossos amigos norte-americanos pode-se esperar qualquer coisa”.
3. [Candidato a] Vice de Trump acusa Moscou de lançar ciberataque: O candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, Mike Pence, voltou a evidenciar uma diferença de opinião do seu companheiro de candidatura, Donald Trump, ao acusar Moscou de lançar um ciberataque para influenciar as presidenciais norte-americanas.
Veja uma análise da propaganda pre-guerra neste vídeo
emails 3, 4:
PR:> Veja uma análise da propaganda pre-guerra neste vídeo.GB: Tem maluco de TODOS os lados! Todos radicais em seus minguados pontos de vista. Todos querendo vantagens puntuais e ignorando os demais. Realmente, tragédias anunciadas. Eu pensava que os insetos e as máquinas herdariam a terra mas já vejo que não conseguimos ainda dar autonomia às máquinas ... assim serão só os insetos mesmo.
Há opinião divergente, mais otimista que esta acima: A terra será herdada pelos mansos de coração (que para a ocasião já estarão em corpos incorruptíveis), após o arrebatamento dos que verdadeiramente creem no Evangelho de Cristo, evento que antecede sua Segunda Vinda, a qual completará o resgate da Terra do domínio de satanás. Até lá, a Grande Tribulação (também chamada de "a angústia de Jacó", cujos sinais de chegada estão nessa thread), seguida do julgamento das nações.
emails 5, 6:PR:> Há opinião divergente: ... os mansos de coração, que já estarão em corpos incorruptíveis...GB: Pedro, quando você diz que na ocasião os "salvos" estarão em corpos "incorruptíveis" devo perguntar se será por vaporizações devido às explosões nucleares ou qual outro efeito?
Até onde entendo, corpos incorruptíveis não tem nada a ver com efeitos da radiação nuclear nas guerras da ocasião: em 1Co 15:53-54 o Apóstolo Paulo explica que será, na forma como entendo, corpo etéreo, constituído de energia espiritual porém materializável, como o de Jesus Cristo ressuscitado antes da ascensão.
emails 7, 8:PR:> ... nada a ver com radiação nuclear ... na forma como entendo, corpo etéreo, constituído de energia espiritual porém materializável ...GB: Ainda valendo E=mc²? [equação de Einstein: Energia = massa vezes velocidade da luz ao quadrado]
Como entendo, enquanto não surgir uma UTE (Unified Theory of Everything) cobrindo as teorias de campo hora consideradas válidas na Física e categoricamente excluindo outras, a citada hipótese teológica continua compatível com todas elas.
emails 9, 10:PR:> Como entendo, enquanto não surgir uma UTE ... a citada hipótese teológica continua compatível com todas [teorias físicas aceitas].GB: Interessante. Ao morrermos com momentum=0, então ou continuaremos no mesmo local ou expandiremos de maneira uniforme para conservar o momentum. Um avanço no entendimento! Então o "céu" religioso não se encontra nem acima ou abaixo! Muitas outras conclusões podem ser derivadas!
Pode ser que o "céu religioso" se encontre nas seis dimensões de curvatura extrema, fisicamente inobserváveis, previstas pela Teoria de Kaluza-Klein (teoria que vira-e-mexe volta a ficar "na moda" entre os físicos). Afinal, em 2Co 12:2 o Apóstolo Paulo afirma conhecer um homem que foi arrebatado (embora Paulo também afirme, parenteticamente, não saber dizer com qual corpo o foi) "até o terceiro céu", permitindo-nos concluir que pode haver também o primeiro e o segundo céus. E com Kaluza-Klein valendo, por que não, do primeiro até o sexto?
Editor e co-autor
Pedro Antonio Dourado de Rezende é professor concursado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Advanced to Candidacy a PhD pela Universidade da California em Berkeley. Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Política e Direito de Informática, ex-membro do Conselho da Fundação Software Livre América Latina, e do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BR). http://www.pedro.jmrezende.com.br/sd.php
Direitos de Autor
Pedro A D Rezende et. al., 2013: Este debate é publicado no portal do editor-coautor, após a concordância dos demais coautores, sob a licença disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.5/br/