Apresentação; Objetivos; Programa; Metodologia; Avaliação; Atividades; Grade de Temas e Avaliações; Portal de artigos do professor.
- Você tem compreensão adequada de como a informática vem transformando a sociedade?
Os profissionais da informática têm?- Tendo ou não, deveria(m) ter? Como empreendedores ou empregados? como usuários ou cidadãos?
- Como nos sentimos a respeito do rumo que está tomando a nossa sociedade? O que tem esse rumo a ver com a sociedade ser, como dizem, “da informação”, ou “do conhecimento"? Por que?
- A evolução da informática poderia oferecer rumos alternativos? Como?
Nesta disciplina, alunos e professor refletirão e debaterão assuntos relacionados a essas perguntas, ou seja, sobre a informática e a sociedade contemporâneas, e a influência mútua entre elas.
Para preparar mão de obra ao mercado de trabalho serve a educação; e para quê mais? A educação formal pública tem também outra função, a saber, a de preservar os valores da cultura na qual se insere. A coesão e a segurança sociais são razões para que uma sociedade se organize na forma de Estado/nação, cujas funções incluem, por isso, a de regulamentar a educação formal e a de oferecê-la ao público. Assim, cumpre à educação formal o objetivo maior de preservar a coesão social, da qual o fluxo de insumos ao mercado de trabalho faz parte, mas não o esgota.
A transmissão do saber, a reflexão sobre o valor e uso prático de conhecimentos que devem ser transmitidos entre gerações, sobre sua aceitação e transformação pelo tempo, a influência que esse saber exerce na organização social, e a que dela recebe, são instrumentos que completam este objetivo maior. A educação formal requer, portanto, enfoques que vão além da demanda técnico-econômica por mão de obra qualificada.
Entretanto esse aspecto da educação, de prazo e efeito longos e de cunho ético, vem sendo negligenciado sob influência da ideologia prevalecente, que induz muitos a crerem que a única função da educação formal deve ser a de qualificar mão de obra para o mercado de trabalho. Enquanto o mercado é cada vez mais exposto a manipulações estratégicas, exercidas principalmente através do controle de fluxos econômicos propiciado por novas tecnologias, especialmente as tecnologias de informação e comunicação.
Nesse contexto, alunos e professores encontram cada vez mais obstáculos -- e pretextos -- para ignorar os papéis que lhes cabem, na sociedade, pela dimensão ética do processo educacional, enquanto aprendem e ensinam. Nesta disciplina, buscaremos superar esses obstáculos e pretextos. Buscaremos ampliar nosso conhecimento sobre os vários usos da informática nas práticas sociais e seus efeitos. Efeitos visíveis e invisíveis, diretos e indiretos, alardeados e camuflados, esperados e colaterais.
A ementa oficial da disciplina "Informática e Sociedade", cadastrada sob código 116726, é a seguinte
- 1 - Fundamentos
- 1.1- Sociedade
- 1.2- Informática
- 1.3- Conhecimento Técnico-Científico
- 2 - Desenvolvimento Tecnológico
- 2.1- Evolução da informática
- 2.2- Aplicações atuais da informática
- 2.3- Perspectivas
- 3 - Impactos da Tecnologia
- 3.1- Substituição do trabalho humano
- 3.2- Alterações no mercado de trabalho
- 3.3- Alterações nas condições de trabalho (modo de produção)
- 4 - Informática no Brasil
- 4.1- A atualização dos Estados (governo eletrônico)
- 4.2- A indústria nacional
- 4.3- A política nacional de informática (qual?)
- 4.4- Intercâmbio internacional (globalização?)
A bibliografia na ementa oficial indica 6 títulos:
Considerando que:
Adotaremos, então, um método não tradicional. A ementa e a bibliografia serão individuais. Serão construídas em tempo real, como parte das atividades a serem desenvolvidas pelo/a aluno/a nesta disciplina, atividades que descrevemos a seguir.
- A ementa e a bibliografia oficiais estão desatualizadas;
- Mesmo que estivessem atualizadas, defasariam rapidamente, pela velocidade com que evoluem a informática e seu uso;
- Mesmo que fossem mantidas "em fase", diante da gama de possíveis temas e do tempo exíguo, elas refletiriam preferências de quem as escreve, em detrimento de outras opiniões sobre o que seria importante abordar.
Na primeira etapa, cada aluno/a escolherá um tema relacionado à informática e à sociedade, que será objeto de estudo para a produção de um trabalho escrito. Este trabalho é individual, no sentido de “escrito por um(a)” -- o próprio aluno(a). Na segunda etapa, discutiremos os temas abordados pelos alunos, com a participação de todos.
Para escolher o tema, o/a aluno/a deve guiar-se pelos seus interesses, curiosidades e/ou inquietudes relacionados ao papel da informática na sociedade atual. Ao considerar possíveis temas o/a aluno/a pode contar com a ementa oficial da disciplina, e com as grades de temas escolhidos por alunos de semestres anteriores.
Ao ler a ementa, lembre-se de que as palavras ali usadas podem ter mudado de significado, e que os conceitos podem ter ganho novas expressões, ao longo do tempo decorrido entre a elaboração da ementa e agora. Temas escolhidos por alunos de semestres anteriores podem ser consultados nas respectivas grades, em 2/04, 1/05, 2/05 e 2/06 e 2/07.
O objetivo desta metodologia é permitir, enquanto os atuais temas de interesse e abordagens dos alunos são levantados (este levantamento faz parte dos objetivos acima citados), que as propostas de trabalho possam ser ajustadas com contribuições, oriundas de debates sobre os temas e abordagens trazidos à baila.
Escolhido o tema, ou enquanto escolhe, o/a aluno/a deve pesquisar e anotar uma bibliografia inicial para seu trabalho, de preferência baseada em textos disponíveis na Internet, cuja leitura irá substanciar a escrita do mesmo. As atividades do/a aluno/a nesta disciplina, que incluem tal pesquisa, a escrita do trabalho e a participação em aulas, serão avaliadas através de três tarefas, distribuídas nas duas etapas.
Primeira etapa:
Constitui-se das duas primeiras tarefas
Primeira tarefa: elaboração de proposta
A proposta de trabalho deve conter:
- Título que o/a aluno/a pretende dar à sua monografia;
- Bibliografia inicial anotada, versando sobre o tema da sua monografia;
Ao escolher um tema e pesquisar bibliografia o aluno deve considerar sua motivações ou interesse pelo assunto e/ou, se for o caso, incertezas e dificuldades que estaria encontrando para escolher um tema ou para pesquisar uma bibliografia inicial sobre o tema escolhido.
Dentre as possíveis dificuldades e incertezas podemos citar, para que sejam de início evitadas: escolha de tema muito amplo, muito técnico ou muito específico; relação por demais vaga entre a narrativa que se imagina escrever e o material encontrado na pesquisa bibligráfica; e pouca familiaridade com o tema.Esta tarefa tem como meta a entrega por escrito ao professor, no prazo e na forma devidos, de uma proposta de trabalho que será objeto de arguição em sala de aula.
Segunda tarefa: arguição das propostas
Na argüição das propostas, o/a aluno/a que esteja presente quando chamado será ouvido, em relação a sua escolha, abordagem e interesses, e este ao professor, em relação a eventuais necessidades de ajustes;
Para os alunos chamados que tenham entregue a proposta de trabalho, o título do trabalho proposto será lançado na Grade de Temas e Avaliações da turma. Alunos que estejam ausentes quando chamados terão esses dados lançados sem argüição. Aos presentes, o professor dará a palavra a quem quiser fazer comentários pertinentes, especialmente sobre opções para consulta ou escolha de tema.
Esta tarefa tem como meta a entrega ao professor, no prazo e na forma devidos, de uma primeira versão do trabalho, que será objeto de arguição, em sala de aula, durante a segunda etapa.
Segunda etapa:
Consitui-se da terceira tarefa.
Terceira tarefa: arguição dos trabalhos
A partir da nona aula (quando começa a segunda etapa), serão analisados e debatidos, de forma construtiva, a primeira versão dos trabalhos entregues, visando a elaboração de uma segunda versão, final do mesmo.
Alunos/as que entregaram a primeira versão serão chamado/as para argüição, o professor fará um depoimento destacando o que lhe chamou a atenção no trabalho, sugerindo o que deve ser acrescentado, aperfeiçoado ou expandido, como ajuste para a segunda versão. O aluno poderá fazer suas considerações, e o professor poderá franquear a palavra a outros que queiram oferecer comentários pertinentes.
Depois da aula, será lançada a avaliação da primeira versão do trabalho para aqueles que foram chamados a esta argüição. Será lançado, na Grade de Temas e Avaliações, um resumo dos ajustes sugeridos para a segunda versão, e a nota da primeira versão. Alunos que estiverem ausentes quando chamados para essa argüição terão esses dados lançados sem argüição posterior, a menos que haja tempo, ao final da programação da disciplina, e com prejuízo na nota dessa argüição.
Critérios e prazos
Sobre prazos: (mais detalhes ao final)Sobre as argüições:
- O título e a bibliografia inicial devem ser apresentados por escrito, preferencialmente por e-mail, antes de 18/09. Para enviar email, leia antes, abaixo, "Sobre forma: Como corresponder com o professor".
- Elementos para avaliação da proposta, tais como motivação e/ou interesse pela escolha do tema, devem ser apresentados durante argüição da proposta, em sala de aula, quando o aluno for para isso chamado pelo professor, entre as aulas de 18/09 a 09/10.
- A primeira versão do trabalho deverá ser enviada ou entregue e recebida antes de 16/10. A segunda versão, antes de 11/12.
As argüições serão avaliadas conforme os seguintes critérios:Sobre forma: Como corresponder com o professor:
- presença à chamada;
- cumprimento do respectivo prazo;
- atitude do aluno em relação ao empenho que dele se espera:
- Na arguição da proposta, de ter pesquisado, escolhido e comunicado um título e bibliografia inicial para seu trabalho, sobre o tema escolhido;
- Na arguição do trabalho, de ter escrito e entregue a primeira versão do mesmo conforme os critérios exigidos ou recomendados (abaixo).
E-mails enviados ao professor para comunicação relativa a esta disciplina necessitam conter o número de matrícula do aluno e o nome da disciplina no corpo da mensagem ou no cabeçalho da mensagem. Anexos não fazem parte nem do cabeçalho nem do corpo da mensagem. O professor não se compromete com correspondência eletrônica que descumpra esta exigência (os motivos podem vir à tona nas primeiras aulas).
Endereço: prezende@unb.br
Sobre exigências: como deve ser feito e entregue o trabalho:
Entrega em atraso será aceita mediante redução na nota máxima, proporcional ao tempo de atraso. Ademais do prazo, as exigências para o documento contendo o trabalho são:
Observação 1: A exigência 4 se refere a formato digital de arquivo eletrônico, e não a formato visual de documento de texto (p.ex.: ABNT). Sobre formato do documento de texto, só há a exigência 3.
- O documento contendo a primeira versão do trabalho deve ter (caso venha a ser impresso) no mínimo 5 páginas de conteúdo (excluídas as páginas de capa e bibliografia, de índice e abstract caso existam);
- O documento deve conter uma narrativa integral sobre o tema escolhido, e não parcial (a pretexto de que haverá uma segunda versão);
- O documento deve ter estrutura, contendo:
-Identificação da turma, semestre e autor (matrícula e nome do aluno);
-Seções, incluindo introdução e comentários finais;
-Bibliografia utilizada (independentemente de ser ou não esta a mesma apresentada na proposta de trabalho).- Deve ser enviado em anexo a mensagem de email, corretamente endereçada, e este anexo deve ser um arquivo em formato digital aberto ou não proprietário. Exemplos de formato aberto ou não proprietário: rtf, html, pdf, ou odt. (desses, pelo menos um estará disponível em praticamente qualquer editor de texto) (motivos para esta exigência poderão, também, vir à tona nas primeiras aulas)
Observação 2: Para quem nunca se deu conta, a escolha do formato digital para gravação do arquivo eletrônico é feita através do comando 'Salvar como...' do seu editor de texto. Além do nome do arquivo e pasta onde o arquivo será salvo este comando permite escolher, no campo "Salvar como tipo...", um dos supracitados formatos (abertos ou não-proprietários, tais como rtf, html, pdf, ou odt) para a gravação. Em caso de eventual impossibilidade de cumprir a exigência 4, entregue versão impressa em mãos ou no escaninho do professor no CIC.
Sobre a segunda versão da monografia:
Sobre autoria:
- Deve aprimorar a primeira versão, conforme sugerido na avaliação desta;
- Deve ser enviada, assim como o da primeira versão, em anexo a mensgem de email, em arquivo de formato digital aberto ou não proprietário (vide exigência 4).
- Deve ser enviado ou entregue e recebido até o último dia de aula do semestre, ou seja, até 11/12/09 às 19h
- Autoria de obra intelectual é direito moral inalienável pela Lei brasileira. Por isso, alienar autoria de trabalho acadêmico (comprar trabalho) envolve ato de falsidade ideológica. Plágio e falsidade ideológica são crimes.
- Entenda os efeitos coletivos. Plagiar ou alienar autoria de trabalho acadêmico é como jogar lixo na rua ou urinar dentro da piscina. Esperteza para apressados, de consequências ruins para todos. Enchentes entopem bueiros inundando a área. Banhistas se expõem a doenças de pele. A fraude acadêmica contamina a qualidade do diploma na medida em que diplomados se revelam, no mercado de trabalho, ineptos a se expressarem por escrito, coisa esperada de quem se forma nesta universidade.
- Entenda os riscos envolvidos. Mesmo para quem é honesto, o ambiente acadêmico na UnB está contaminado. De um lado, pela tentação (de comprar trabalho), do outro, pela desconfiança (sobre autoria), em parte devido às próprias facilidades tecnológicas. Lembre-se que, assim como os músculos na ginástica, não haverá ganho para o intelecto sem o correspondente esforço. Não caia no canto de sereia de quadrilhas de falsários, não gaste seu dinheiro engolindo anabolizantes virtuais.
- Entenda o que está em jogo. Ensino público na UnB ainda é gratuito e pode ser sadio. Trabalhos comprovadamente plagiados ou alienados terão nota zero na monografia e na participação. Trabalhos cujos indícios de fraude evadirem admissibilidade de prova deixarão rastro de dúvida desabonadora. Na reputação do aluno e para a imagem da instituição onde estuda.
- Primeira versão da monografia - 30%
- Versão final da monografia - 30%
- Participação construtiva em aula, subdividida em:
- assiduidade: 20%
- argüição da proposta de trabalho: 10%
- argüição da primeira versão da monografia: 10%
- A chamada, além de cumprir critério de aprovação na disciplina conforme legislação vigente, subsidia a avaliação de assiduidade e as arguições.
Esta seção contém a versão pública do diário de classe. Nela se registra o que foi discutido, o que foi cobrado, apresentados os planos de aula e linkados documentos correlatos.
1a. Aula - 21/08/09
2a., 3a. e 4a. Aulas - 28/08, 04/09 e 11/09/09
5a. Aula - 18/09/09
Plano: Nesta aula começaremos a debater, através de arguição das propostas de trabalho, os temas e as fontes bibliográficas escolhidas. Cada aluno será arguido sobre sua proposta de trabalho e andamento do mesmo. Serão arguídos em média 8 alunos por aula, por ordem a ser sorteada.
6a., 7a. e 8a. Aulas - 25/09, 02 e 09/10/09
9a. Aula - 16/10/09
10a. a 15a. aulas - 23, 30/10, 06, 13 e 20/11/09