IMAN 406

Justificação

Curso de Mestres, 5/4/10

Linguagem

Justificação: (Acepções descritas no Houaiss)
1: Conjunto de argumentos em defesa (judicial) ou a favor de alguém;
2: Produção de provas no correr do processo (judicial);
3: Prova judicial de um fato alegado;
3.1 instrumento ou processo (método) dessa prova;
4: Reabilitação (de posição prévia do acusado);
5: Explicação, razão, motivo, fundamento; (elemento probante)
6: O que dá a alguém ou algo razão de exisitir, de ser;
8: (teologia) Ação ou efeito da graça divina que torna os homens justos.

Judicial = referente a Justiça

Justiça: (Acepções descritas Dicionário de Filosofia de N. Abagnano)
1: Conformidade de um comportamento ou conduta a uma norma;
    1.1: Conforme norma natural, norma divina ou norma positiva.
2: Eficiência de uma norma ou sistema de normas;
    2.1 No sentido de tornar possível as relações entre os homens
    (e entre esses e Deus?);

Contexto Bíblico

1. Posição do Homem diante de Deus:
1.1: Desconformidade da conduta humana frente à norma Divina;
    1.1.1: Infração pelo pecado original (o homem se julga auto-suficiente);
    1.1.2: Infrações por pecados pessoais (a natureza do homem o leva a seguir pecando).
1.2: Possibilidade de perdão por arrependimento e intermediação de Jesus Cristo;
    1.2.1: O perdão só alcança culpa reconhecida; a confissão instrumenta o desejo de perdão;

2. Justificação no Contexto Bíblico:
2.1: Ação da graça divina que fundamenta
   2.1.1: O perdão do pecado de quem [dele se arrepende e] crê em Jesus Cristo [como Salvador];
   2.1.2: A absolvição da culpa e da condenação por este pecado;
2.2: Ação da graça divina que reabilita
    2.2.1: O pecador arrependido em Cristo, perante seu criador [pela santidade de Cristo];

3. Método da Justificação:
3.1: Fundamenta-se:
    3.1.1: No sacrifício vicário do Filho Unigênito de Deus encarnado [pelo sangue de Cristo];
    3.1.2: Na crença do pecador no infinito amor de Deus, ao aceitar esse sacrifício por seus pecados;
3.2: Não se fundamenta:
    3.2.1: Na prática de obras ou na obediência à Lei pelo pecador;

Fundamentos Bíblicos (A.C.R. Fiel)

A. Velho Testamento: (Referente a)
2.1:
Miquéias 7:18-19:
"Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar";
2.2:
2 Crônicas 20:7
"Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?";

B. Novo Testamento: (Referente a)
2.1:
Atos 13:8
"Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.";
Romanos 8:1, 33-34
"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. [...]
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós."
;
2.2:
Tiago 2:23
"E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus";
Romanos 5:17-21
"Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.";
3.1.1:
Romanos 3:24; 5:9
"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. [...]
 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira"
;
2 Coríntios 5:2
"E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;"
Hebreus 89:22
"E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão."
3.1.2:
Romanos 3:26
"Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.";
Gálatas 2:16; 3:10
"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada [...]
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las."

Atos 13:39
"E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê."
3.2:
Romanos 3:24 (vide 3.1.1); Gálatas 2:16; 3:10 (vide 3.1.2)